quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Futebol?!?!

Agora não importa se você está defendendo a Portuguesa ou o Fluminense nesse caso ou o time que você torça, o que importa é que todos nós notemos que o futebol está se transformando, não exatamente isso, mas que estão transformando o futebol. Minha indignação com o futebol não é uma novidade para os que me conhecem e discutem comigo sobre esportes, o fato de rebaixarem a Portuguesa foi apenas um estopim para que eu pudesse escrever esse texto. Cresci jogando futebol, como a maioria dos brasileiros, mas infelizmente o futebol não é mais meu esporte preferido, aliás, está longe de ser, há algum tempo.

Vejo muitas pessoas culpando o futebol como um instrumento para que se institua a famosa “política do pão e circo”, e não, a culpa não é do futebol, a culpa é desse novo “programa” que acontece todas as quartas e domingos no nosso país; note que chamei de “programa” por que o novo futebol está deixando de ser um esporte. Um programa onde são mais importantes os patrocínios, a transmissão e principalmente o dinheiro do que o jogo em si. E se me perguntarem por que acho que o futebol está deixando de ser um esporte, a resposta é simples, o futebol não me emociona mais como os outros esportes. Podem achar que estou exagerando, mas faz tempo que o futebol é tratado como algo diferente dos outros esportes.

Ao se perguntar para um menino o que ele quer ser quando crescer provavelmente ele irá dizer que deseja ser jogador de futebol, e como eu queria que o futebol profissional fosse igual ao jogado por esses mesmos meninos. Para se tornar jogador de futebol hoje vale muito mais ter bons contatos do que boas habilidades, o futebol virou um grande negócio onde os jogadores são tratados como mercadorias e não como atletas.

Sei que o brasileiro não vai mudar e vai continuar amando o futebol, como eu não mudei e ainda tenho a esperança que futebol se retransforme. E muito se deve por uma cena que aconteceu semana passada na final do campeonato da sul-americana, onde o técnico da Ponte Preta fez um discurso* que me emocionou e fez com que eu não perdesse a esperança de vez no futebol. Encerro aqui o texto para que esse acabe com uma boa e esperançosa mensagem em meio a diversas ruins. Abraços!

Link do vídeo do discurso do Jorginho (técnico da Ponte Preta): http://www.foxsports.com.br/videos/88026179849-jorginho-faz-discurso-emocionante-para-jogadores-da-ponte-apos-derrota


                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário